Pesquisar no site


Contato

Forrozão EkipeSom
Rua: 23 de Maio - 735
Bairro Paulo Malaquias
Groaíras - Ce
CEP - 62190-000

0XX88 - 3647 15 68
884234 78
9285 0557

E-mail: ekipesomeventos@gmail.com

Conheça aqui, um pouco de nossa história - Groaíras

23/02/2011 11:57

 

 

      Groaíras tem como município de origem a cidade de Cariré e foi criada em 1957 pela lei n° 3.963. Palavra originária do Tupi Guarani, que significa:”Mel que os pássaros gostam”; Groaíras fica limitada pelos seguintes municípios, ao norte, Forquilha e Sobral; ao Sul, Cariré e Santa Quitéria; ao Leste, Santa Quitéria e Forquilha e à Oeste Cariré.
      Com uma população urbana de aproximadamente 9.456 habitantes, sendo que 5.588 residem na zona urbana, 3.153 na zona rural e com mais 2.230 domicílios, de acordo com dados do IBGE          - 2007; Groaíras fica localizada a 205,2KM, em linha reta da capital do estado.

      A paróquia de Nossa Senhora do Rosário vai além dos limites políticos do município de Groaíras, pois há capelas situadas dentro do território de outros municípios, portanto, o numero de paroquianos é superior ao número de habitantes do município. Atingindo a marca aproximadamente de 10.400 paroquianos e quase 2.600 famílias.

      Foi criada no dia 12 de Dezembro de 1943, através da portaria assinada pelo então bispo da época, Dom José Tupinambá da Frota, teve como primeiro pároco Pe.Francisco Sancho de Assis. Ele assumiu a função no dia primeiro de Janeiro de 1944, onde permaneceu até o dia 29 de janeiro de 1951.

      Com a saída de Pe. Sancho, Pe. José Jacson Moura, vigário de cariré passou a dar assistência a nossa paróquia até dezembro de 1951; quando foi nomeado o novo Pároco, Pe. Francisco Tarcisio Melo, que ficou até julho de 1952; quem assumiu após sua saída foi Pe. Moésia Nogueira Borges, até dezembro de 1952 e posteriormente assumiu, Pe. Raimundo Cleano Tavares Moreira, no dia primeiro de janeiro de 1953 até 26 de outubro de 1999, por ocasião de sua morte. Após os funerai, ainda na mesma noite do dia 26 de outubro, Dom Aldo Pagotto designava Pe. Raimundo Casiano Feijó como pároco interino até a nomeação de um novo pároco.
      Dom Aldo Pagotto bispo diocesano nomeia como pároco o pe. Tomé da silva cuja posse aconteceu no dia 2 de janeiro do ano 2000 com a cerimônia presidida pelo vigário episcopal e pároco de reriutaba pe. Emidio moura Gomes. Seu paroquiato foi exercido em nossa paróquia durante 8 anos e seis messes sendo substituído aos 14 de julho de 2008 por pe. Marcos Antonio Bezerra Uchoa, data de posse cuja celebração foi presidida por Dom Antonio Fernando Saburido, então Bispo de Sobral.
 
 :: NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO - PADROEIRA DE GROAÍRAS ::
 
 

7 de Outubro

Nossa Senhora do Rosário Esta festa foi instituída pelo Papa Pio V em 1571, quando celebrou-se a vitória dos cristãos na batalha naval de Lepanto. Nesta batalha os cristãos católicos, em meio a recitação do Rosário, resistiram aos ataques dos turcos otomanos vencendo-os em combate.

A celebração de hoje convida-nos à meditação dos Mistérios de Cristo, os quais nos guiam à Encarnação, Paixão, Morte e Ressurreição do Filho de Deus.

A origem do Rosário é muito antiga, pois conta-se que os monges anacoretas usavam pedrinhas para contar o número das orações vocais. Desta forma, nos conventos medievais, os irmãos leigos dispensados da recitação do Saltério (pela pouca familiaridade com o latim), completavam suas práticas de piedade com a recitação de Pai-Nossos e, para a contagem, o Doutor da Igreja São Beda, o Venerável (séc. VII-VIII), havia sugerido a adoção de vários grãos enfiados em um barbante.

Na história também encontramos Maria que apareceu a São Domingos e indicou-lhe o Rosário como potente arma para a conversão: "Quero que saiba que, a principal peça de combate, tem sido sempre o Saltério Angélico (Rosário) que é a pedra fundamental do Novo Testamento. Assim quero que alcances estas almas endurecidas e as conquiste para Deus, com a oração do meu Saltério".

Essa devoção, propagada principalmente pelos filhos de São Domingos, recebe da Igreja a melhor aprovação e foi enriquecida por muitas indulgências. Essa grinalda de 200 rosas - por isso Rosário - é rezado praticamente em todas as línguas, e o saudoso Papa João Paulo II e tantos outros Papas que o precederam recomendaram esta singela e poderosa oração, com a qual, por intercessão da Virgem Maria, alcançamos muitas graças de Jesus, como nos ensina a própria Virgem Santíssima em todas as suas aparições.
 

Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós!
 

Groaíras - Vista panorâmica

 


https://forroekipesom.webnode.com.br